![]() Câmara Municipal de Bom Princípio Estado do Rio Grande do Sul |
||
Bom Princípio, 18 de Março de 2022. | ||
|
Moção de Pesar
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores:
Os Vereadores que a presente subscrevem, com assento nesta Egrégia Casa Legislativa, vêm através desta, nos termos do artigo 114, V do Regimento Interno, propor ao Plenário, MOÇÃO DE PESAR, manifestando solidariedade à família do Sr. José Hilário Junges, pelo falecimento do mesmo, ocorrido no dia 07 de março de 2022, nos termos que seguem:
Nascido aos 16 dias de dezembro de 1944, José Hilário Junges, era filho de agricultores e por conta da sua vocação rural, ainda menino, embarcou para a Alemanha na primeira turma de intercâmbio de gaúchos em terras germânicas. A travessia foi feita de navios e no mar percebeu que a vida é tal as águas em um eterno vai e vem.
Retornou da Europa com uma nova concepção de mundo e começou a trabalhar com a criação de aves de corte. Pouco tempo depois, pelo fácil trânsito entre as pessoas foi eleito vereador de Montenegro, em 1975, cumprindo mandato entre 1976 e 1982. Naquele ano foi escolhido como primeiro prefeito de Bom Princípio, comunidade que incluía, ainda, os distritos de São Vendelino e Tupandi, que viriam se emancipar após seis anos.
Foi gestor de Bom Princípio por seis anos, deixando o mandato ao final de 1988. Em 1992 foi eleito prefeito de Tupandi administrando, por quatro anos, até o final de 1996. Posteriormente voltou à prefeitura, entre 2001 e 2008. E, novamente foi eleito, em 2020, prefeito de Tupandi.
Como prefeito de Bom Princípio realizou grandes obras e atraiu ao município investimentos de porte, como a Madesa, que hoje é a maior empresa do Município. Como obra pública de maior destaque, a construção do prédio da prefeitura, onde também funciona o legislativo desde 1986. Foi ele, também, o mentor da Festa Nacional do Moranguinho, realizada em 1986, e registrada oficialmente, por Hilário, naquele ano, colocando Bom Princípio no cenário nacional.
A sua principal marca era ser gestor e visionário, tendo percepções únicas de um político que cresceu junto com as suas cidades.
Faleceu em 7 de março de 2022, deixando marcas de profundo pesar e infinitas lições de vida. Era pai de sete filhos, avô, bisavô e esposo dedicado de sua amada Cecília.
Com esta Moção de Pesar, pretendemos prestar além das condolências aos familiares do Sr. José Hilário Junges, também uma singela homenagem póstuma a esta pessoa tão importante para a nosso município.
Sendo assim, encaminhamos a presente Moção de Pesar para apreciação dessa Casa Legislativa e requeremos a pronta aprovação.
Nestes termos, pedimos deferimento.
Câmara de Vereadores de Bom Princípio, aos 15 dias de março de 2022.
Ver. Gilmar José Haas (PSDB) Ver. João Augusto Rodrigues da Silva (PTB)
Renato José Krewer (PSDB) Ver. Nestor Pedro Henz (PSDB)
Ver. Vanderlei Luís Arnhold (MDB) Ver. Fabio Luis Juwer (MDB)
Ver. Roberto Henriques da Silva (MDB) Ver. Letícia Maria Chassot (MDB)
Ver. Cristian Stockmanns da Motta (Progressistas)